Engenharia para Todos

Acredita-se que a educação seja muito maior do que os perímetros da Universidade e os muros de uma escola. Acredita-se, ainda, que a educação consiste em um estado de espírito social, onde a vontade de aprender e de ensinar esteja em cada pessoa de nossa sociedade. A vontade de aprender precisa estar acesa dentro de cada estudante e professor para que consigam se tornar profissionais inovadores, competentes e reconhecidos.
A universidade brasileira é concebida sobre três dimensões: ensino, pesquisa e extensão, sendo esses elementos indissociáveis. A extensão, como o próprio nome sugere, é o ato de a universidade estender suas ações e difundir as conquistas e os benefícios gerados na instituição para a sociedade. Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 da UFMS:
“O compromisso social da UFMS é a construção de uma sociedade mais justa, produtiva e permeada por valores virtuosos, na qual o impulso empreendedor deve dialogar com o respeito ao coletivo e às heranças culturais e naturais. Um pressuposto indispensável para este desenvolvimento é a difusão e a democratização do conhecimento em uma relação dialógica entre a UFMS e os diversos setores da sociedade” (UFMS, 2020, p.32).
O conceito de extensão expresso pela UFMS leva-nos a uma postura diante da sociedade em que o Curso de Engenharia Civil se insere, estimulando a função produtora de conhecimentos que visam intervir na realidade como forma de contribuir para as mudanças sociais que poderão trazer melhorias para a população.
Tendo em vista o surgimento das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a necessidade de uma atuação mais permanente do corpo docente com os demais setores da sociedade, e no desenvolvimento de competências dos estudantes em problemas reais, o Núcleo Docente Estruturante planejou, junto aos professores do curso, este Projeto de Extensão denominado “Engenharia para todos”.
O objetivo deste Projeto é criar algumas linhas temáticas para o desenvolvimento de ações de extensão, especialmente vinculadas às áreas de projetos de engenharia, formações temáticas junto às escolas de ensino fundamental e médio, ciclo de palestras e novos conceitos, como eficiência energética, sustentabilidade, indústria 4.0, internet das coisas, Building Information Modeling, empreendedorismo e inovação.
Especificamente, as principais linhas temáticas são:
• Desenvolver de um escritório de projetos para auxílio no desenvolvimento de soluções para a UFMS, comunidades com vulnerabilidade social, entidades filantrópicas e associações sem fins lucrativos;
• Desenvolver de ações utilizando inteligência artificial aplicada à construção civil nos setores de planejamento, gerenciamento de projeto, gestão do canteiro de obras, equipamentos, segurança, vendas e demolição;
• Promover, de maneira permanente, ciclos de Palestras ligadas ao setor da Engenharia e Construção;
• Incorporar a internet das coisas (IOT) na construção civil, com o desenvolvimento de sensores para análise de desempenho de edificações, aquisição e análise de dados, realidade aumentada para obras de engenharia;
• Desenvolver ações de eficiência energética e sustentabilidade na engenharia, especialmente no âmbito da UFMS;
• Desenvolver estudos aplicados de simulação computacional de fenômenos físicos no âmbito da UFMS;
• Outros temas, como treinamentos de controle e recebimento de materiais, utilização da tecnologia BIM nas edificações, empreendedorismo e inovação.

Ação 1: Engenharia nas Escolas

Ação 2: Escritório de Projetos ECIV

Ação 3: Ciclo de cursos e palestras

Ação 4: Desenvolvimento de aplicativos

Ação 5: Site do curso e criação de conteúdo

Ação 6: Capacitação na prestação de serviços no LATRAN

 

 

Coordenador geral da Ação

Professor Andrés Batista Cheung

andres.cheung@ufms.br