Como entender a análise de histórico no SISCAD
Pessoal,
O objetivo deste post é mostrar as informações que o estudante consegue obter facilmente por meio do recurso de “análise de histórico” disponível no SISCAD.
A Figura 1 mostra a primeira parte da análise de histórico, com as informações do estudante (RGA, nome, curso), semestre de posicionamento, situação (ativa, inativa) e as ocorrências ao longo dos semestres. Detalhe para a situação referente ao ENADE, em que é registrado se o aluno foi habilitado ou inscrito em alguma edição do ENADE ao longo da graduação.
Figura 1 – Ocorrências
A Figura 2 mostra a análise da carga horária exigida e da que já foi cumprida pelo estudante, supondo um exemplo de um estudante real do PPC antigo. Hoje o SISCAD mostra a carga horária total já cumprida (contando tudo); depois a carga horária optativa, EaD, de extensão e etc. Veja os detalhes e observações na Figura.
Como exemplo, percebe-se que este estudante especificamente já cumpriu 120h das 99h exigidas de atividades de extensão; já cumpriu 170h das 34h exigidas de disciplinas optativas; e não excedeu a carga horária EaD. Faltam 344h para integralizar a carga horária da estrutura curricular.
Figura 2 – Carga horária
A Figura 3 mostra as disciplinas obrigatórias pendentes, e as disciplinas optativas que o estudante se matriculou. Faltam 204h de disciplinas obrigatórias, mais 51h de disciplinas optativas, caso seja aprovado.
Figura 3 – Disciplinas pendentes
A Figura 4 mostra as CCNDs pendentes, sendo que falta o TCC (34h) e as atividades complementares (17h). Há um detalhe sobre a carga horária de atividades de extensão: quando o aluno cumpriu qualquer carga horária (acima de 1h), o SISCAD mostra como “cumprida”, dando a impressão de que se cumpriu as 396h. Mas a carga horária real cumprida é mostrada na Figura 2, no início da análise de histórico (sendo 120h).
No fim, é possível fazer uma análise sobre a carga horária pendente para a integralização da estrutura curricular. Neste exemplo, quando o estudante cumprir tudo (disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas, CCNDs obrigatórias) ainda faltará cumprir 38h.
Já que o estudante já cumpriu 120h, que é maior do que as 99h exigidas de atividades de extensão, ele poderia cumprir essas 38h restantes com disciplinas optativas. Contudo, a matrícula em disciplinas deve obedecer ao calendário acadêmico; caso já tenha passado, o aluno só poderia cumpri-la com mais atividades de extensão ou atividades orientadas de ensino.
Para concluir, a análise de histórico permite que cada estudante saiba como está a sua situação no curso, quais são as pendências e a carga horária devida a cada coisa (disciplinas, CCNDs, optativas, e etc.).
Sendo assim, solicitamos que os estudantes fiquem atentos e gerenciem a vida acadêmica adequadamente, inclusive prevendo a quantidade de semestres que ainda faltam, quais são os pré-requisitos pendentes das disciplinas, qual é a carga horária de atividades de extensão de que deve-se cursar, entre outras coisas.
Para informações adicionais, vejam os links da própria página do curso:
- Estágio Supervisionado
- Atividades Complementares
- Atividades de Extensão
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Estrutura Curricular
At.te,
Arthur Santos Silva
Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Civil