Informações importantes para o início de 2023/1
Prezados alunos,
Descrevo aqui algumas informações importantes sobre a questão da migração de estrutura curricular em virtude da publicação do novo PPC.
- A regra é que todos os alunos ativos do curso devem migrar para a nova estrutura curricular, exceto os alunos formandos (ver detalhes abaixo). Portanto, a lista de oferta já foi feita pensando nos novos códigos das disciplinas.
- No link abaixo estão a estrutura curricular atual, de maneira resumida, e também uma tabela de equivalências da estrutura antiga para a nova. Observem atentamente todos os casos em que haverá equivalência de disciplinas já cursadas com as novas. Por exemplo: Quem cumpriu Cálculo III 85h terá equivalência automática com Cálculo III 68h + Equações Diferenciais Ordinárias 34h.
< https://engenhariacivil-faeng.ufms.br/curso/estrutura-curricular/ >
- A carga horária das disciplinas que vocês já cursaram constará no histórico escolar de cada um, mesmo que a nova disciplina tenha carga horária diferente (ou seja, o que vale para o aluno é o que ele efetivamente cursou). O mesmo ocorre no caso de disciplinas que foram retiradas da obrigatoriedade: elas permanecem no histórico do aluno como carga horária cursada, mas como optativas.
- Por conta do período letivo de verão, a migração de estrutura curricular para o novo PPC não será feita agora. A coordenação deverá fazer a migração dos alunos elegíveis após o período de matrícula de verão. Entretanto, os alunos que estiverem cursando disciplinas de verão só poderão ser migrados após a finalização das mesmas. Isso pode gerar um problema, porque o período letivo de verão terminará no dia 04/03/2023 e o semestre de 2023/1 iniciará no dia 06/03/2023. Os estudantes elegíveis para a migração de PPC e que não estiverem cursando disciplinas de verão já serão migrados de PPC até no máximo no dia 12/02/2023.
Agora há três questões importantes (atenção!):
(1) Sobre a não migração: Os estudantes formandos, que tiverem condições de terminar o curso em dois (2) semestres, ou seja, em 2023/1 e 2023/2, devem enviar um requerimento acadêmico pedindo um plano de estudos, mencionando que querem permanecer na estrutura curricular do PPC atual.
- Nós já recebemos vários requerimentos e, por enquanto, estão guardados para análise. Mas todos que se enquadram nessa situação podem enviar o requerimento o quanto antes. Prazo para envio do requerimento: 04/fevereiro/2023.
- Se, por um acaso, o aluno que não migrou de PPC não conseguir finalizar o curso em 2023/2, ele será migrado para o novo PPC em 2024/1.
(2) Sobre as novas disciplinas do curso: O estudante que migrar para o novo PPC, mas que está em semestre de enquadramento superior ao de uma nova disciplina, pode solicitar a “dispensa de cursá-la”. Por exemplo: A disciplina de “Ações, segurança e concepção estrutural” foi criada para o 6º período; um aluno que esteja no 7º período (de enquadramento) em diante poderia pedir a dispensa de cursar essa disciplina.
- Nesse caso, o aluno também deve enviar um requerimento acadêmico solicitando a “dispensa de cursar” a disciplina, pedindo um plano de estudos. Prazo para envio do requerimento: 04/fevereiro/2023.
(3) Sobre a carga horária de extensão: todos os alunos que entrarem em 2023/1, migrando ou não de PPC, deverão cumprir 10% da carga horária restante de extensão, obrigatoriamente.
- Para saber a carga horária devida, o aluno deve tomar a carga horária já cursada na UFMS e retirar de 3956h (no caso do PPC antigo) ou de 3957h (no caso do PPC novo) → 10% desse total deve ser cumprido de atividades de extensão. Exemplo: fulano não migrou de PPC e possui 3500h de carga horária cumprida, terá que cumprir 10% x (3956-3500) -> 10% * 456 = 45,6h ou ~ 46h de atividades de extensão. Para alunos dos últimos semestres será uma carga horária pequena, mas que não pode ser suprida com disciplina optativa, como foi até no ano passado – somente com “extensão” mesmo.
- Assim, cada aluno deve se planejar para cumprir um pouco de carga horária de extensão, conforme a necessidade, procurando ações de extensão dos professores do curso, de outras Unidades da UFMS ou até de fora da Instituição.
Para fazer o requerimento acadêmico, acessar: https://prograd.ufms.br/requerimento-academico/
Qualquer dúvida, podem me contactar: eciv.faeng@ufms.br
At.te,
Arthur Santos Silva
Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Civil