Laboratório de Estruturas e Modelos Experimentais – LEME

 Informações:

Localização: Bloco da Engenharia Civil (antigo DEC)
Coordenador: Prof. Andrés Batista Cheung, Dr. Eng. Estruturas
Telefone: (67) 3345 7376
E-mail:
Atividades: Pesquisa e Extensão

Histórico do Laboratório

O Laboratório de Estruturas e Modelos Experimentais (LEME)  foi idealizado pelo Prof. Msc. José Francisco de Lima. Sua construção foi iniciada em 2008  contou com apoio de diversas empresas locais, nacionais, professores, técnicos e alunos egressos. Constitui-se em um espaço interdisciplinar voltado à produção, execução e experimentação de estruturas e modelos experimentais (aço , concreto, madeira e outros) pautado nos conhecimentos desenvolvidos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Em sua operacionalidade, ele articula as disciplinas de Materiais com as disciplinas de Resistência dos Materiais, Estática das Estruturas, Concreto Armado e Protendido, Madeira e Aço promovidas pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG).

 

Justificativa

Seu surgimento insere-se na dinâmica de reelaboração dos cursos de Engenharias e desdobrada com a mudança das matrizes curriculares dos Cursos de Engenharia Civil, Ambiental, Produção e Arquitetura. Incluiu-se, na gama das alterações promovidas, a exigência da constituição de um ambiente laboratorial próprio, voltado para a pesquisa e inovação com aulas de experimentação em elementos em verdadeira grandeza. Ademais, abre oportunidade no desenvolvimento de parcerias com empresas públicas e privadas no desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à construção civil e industrial no Estado de Mato Grosso do Sul, dando suporte aos grandes projetos de engenharia que estão em desenvolvimento, tais como: duplicação da BR-163, PCH’s, Silos, Armazéns, Industrias e outras. Atualmente, o Centro-Oeste conta com somente dois laboratórios com características similares, sendo instalados na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade de Brasilia (UNB). Além disso, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, está credenciada na Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CIBC) para a realização de ensaios para a norma de desempenho NBR 15575:2013, conforme a publicação “Guia Desempenho de edificações habitacionais: guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013”. Com isso a instituição poderá realizar os ensaios necessários de homologação do desempenho das edificações no programa minha casa minha vida do governo federal.

 

Áreas de interesse

  • Ensaios em Estruturas de Concreto Armado e Protendido
  • Ensaios em Estruturas de Madeiras
  • Ensaios em Estruturas de Armazenagem
  • Ensaios em Estruturas de Materiais Alternativos

Objetivos

  1. Contribuir no ensino de graduação, pós-graduação, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de graduação, teses de mestrado e doutorado.
  2. Elaborar ensaios estáticos e dinâmicos em sistemas estruturais de grande porte, tais como: vigas, pilares, ligações, tubos, silos e outros, que podem ser constituídos de diversos materiais (aço, concreto, madeira, fibras naturais e outros.
  3. Realizar análise experimental de tensões
  4. Desenvolvimento de componentes e peças que servirão de referência para estudos de capacitação e viabilização da produção industrial, e não a sua fabricação em série.
  5. Criação de protótipos para a pré-produção, assim como o avanço no domínio tecnológico por parte da empresa em projetos exploratórios e pré-competitivos.
  6. Possibilitar a P&D&I e serviços técnicos especializados em projeto, desenvolvimento e ensaios de estruturas (concreto, madeira, metálicas, compósitos, híbridas) de forma cooperativa com a iniciativa privada, instituições de P&D e universidades do país e do exterior.
  7. Viabilizar projetos que envolvam a área de Prática, preferencialmente de forma integrada.
  8. Propiciar uma atuação conjunta, de forma sistemática, entre docentes e empresas públicas e privadas na solução de problemas técnicos
  9. Elaborar ensaios de caracterização estrutural de componentes da construção civil, aumentando a capacidade existente do Laboratório de Materiais de Construção Civil.
  10. Organizar bancos de dados sobre o processo de ensino-aprendizagem de cunho disciplinar e transdisciplinar, possibilitando o acesso informações experimentais e outros acertos ou índices temáticos considerados relevantes.
  11. Fortalecer os laboratórios para a atuação no Mestrados e Doutorados da instituição.

Impacto Esperado

Atualmente a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG) possui aproximadamente, 2000 alunos de graduação matriculados. Espera-se, com a implantação do LEME, um Impacto na formação de pelo menos 63% destes acadêmicos, principalmente, os ligados aos cursos de Engenharia Civil (aprox. 500 alunos), Engenharia Ambiental (aprox. 250 alunos), Arquitetura(aprox. 250 alunos) e Produção (aprox. 250 alunos). Além disso, promove benefícios nos trabalhos, atualmente, desenvolvidos no curso de Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade lotado na unidade.

 

Equipamentos disponíveis

  • Ponte rolante de 100kN
  • Pórtico de reação
  • Cilindros Hidráulicos de 300kN
  • Bomba hidráulica 4 vias de 700bar
  • Células de carga de 50kN, 250kN, 1000kN
  • Sistema de aquisição de dados Quantum X (HBM)
  • Transdutores de deslocamento analógicos e digitais
  • Transdutores lineares de deslocamento
  • Fôrmas de alumínio de elementos lineares e paredes