Nota de falecimento do Prof. Carlos Liberato Portugal

Postado por: Andres Batista Cheung

Campo Grande, 08 de Junho de 2023

É com profundo pesar que o Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) comunica a perda, em 08 de Junho de 2023, de mais um dos grandes  professores e nome da engenharia estrutural Sul-Mato-Grossense: Professor Carlos Liberato Portugal.

Aos que o conheciam, uma pessoa tímida, íntegra e competente. Nascido em 14 de março de 1947, natural de São Paulo-SP. Formou-se em 1970 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) junto com grandes engenheiros de renome. Em sua vida profissional é reconhecido como um dos pilares da Engenharia Estrutural Sul Mato-grossense com várias realizações. Foi Professor adjunto do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul  – UEMS/ Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS (1972-2003); Sócio-fundador da Estilo – Construções e Comércio Ltda. (1973-1979); Sócio- fundador da Escritório Técnico Euclydes de Oliveira Ltda – atual Etelo – Engenharia de Estruturas Ltda. (1974-atual); Membro da Comissão de Avaliação de Imóveis da Prefeitura Municipal de Campo Grande (1976-1981);  Na Associação dos Engenheiros de Campo Grande, diretor-tesoureiro, vice-presidente e presidente (1978-1983); Consultor para pontes de concreto do Departamento de Estradas de Rodagens do Mato Grosso do Sul – Dersul e Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos do Mato Grosso do Sul – Agesul (1978-2016); Membro da equipe que viabilizou a criação do Crea-MS e conselheiro suplente (1980); Projeto estrutural do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo (1981); Projetos de 33 pontes de vazantes na BR 262, Região do Pantanal – MS (1984); Membro da Comissão de Julgamento dos Projetos para a Estação Rodoviária de Campo Grande (1986); Membro da Comissão de Julgamento dos Projetos da sede da Unimed em Campo Grande (1995); Consultor da área de estruturas de concreto na obra da Ferrovia Norte Brasil – Ferronorte (1996); Professor adjunto do Curso de Arquitetura da UFMS (2000-2003); Fundador e primeiro presidente do Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul – IEMS (2001-2002); Professor voluntário dos cursos de Engenharia e de Arquitetura da UFMS (2004-2011); Projeto da ponte sobre o Rio Teles Pires com 350 m de extensão (2006); Professor em cursos de especialização da Universidade Anhanguera – Uniderp (2010); Consultor para pré-moldados em concreto armado da Sotef Ltda. (Fonte: https://www.confea.org.br/carlos-liberato-portugal)

Que Deus abençoe a família Portugal! Descanse em paz grande Mestre!

Curso de Engenharia Civil

Prof. Andrés Batista Cheung