Projeto Pedagógico de Curso – PPC ECIV 2023

Postado por: Arthur Santos Silva

Prezados estudantes e professores,

Divulgo o novo Projeto Pedagógico de Curso – Engenharia Civil 2023, que estará vigente à partir de 1º/01/2023. Peço que assistam à gravação explicativa sobre o novo PPC ECIV 2023, a fim de que entendam os detalhes, as principais mudanças, a nova estrutura curricular, os impactos aos alunos ativos e as condições para a não migração, no caso de alunos formandos em 2023.

-> A gravação explicativa no Loom está disponível aqui (~32minutos):
-> A apresentação no Prezi está disponível aqui:
-> O Fluxograma do PPC ECIV 2023 está disponível aqui:
Ressalto que houve grandes mudanças, especialmente sobre as atividades de extensão, que agora devem ser feitas dentro de algumas disciplinas do curso – sempre vinculadas a um projeto institucional. Todas as alterações foram discutidas com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia Civil, que tem atribuição para tanto, com o Colegiado de Curso, sempre ouvindo os demais coordenadores de curso da FAENG e das demais Unidades que ofertam disciplinas para nós.

Espero que a nova estrutura curricular consiga resolver a questão das atividades de extensão de maneira mais satisfatória, e esteja devidamente alinhada com as novas DCNs das Engenharias.

Observações:

  • Até a presente data, a PROGRAD ainda não aprovou a versão final do PPC. Mas como estamos próximos do fim do semestre, e prestes a definir a lista de oferta do próximo ano, resolvemos divulgar logo o novo PPC por conta das mudanças nas disciplinas.
  • Em 2023 as disciplinas já serão ofertadas considerando o novo PPC. A coordenação estará atenta às peculiaridades de cada aluno, tendo em vista ofertas específicas para alguns casos.
  • Assim que a aprovação do PPC for concluída, todos os arquivos publicados em PDF serão adicionados ao nosso site.
  • Qualquer dúvida, podem entrar em contato com < eciv.faeng@ufms.br >.

Importante:

  • Quando o semestre de 2022/2 finalizar, os estudantes com possibilidade de se formarem até 2023/2 devem solicitar um “plano de estudos” via requerimento acadêmico, para que seja feita a análise individual de cada um. Caso haja possibilidade de conclusão do curso nos próximos dois semestres, o estudante será mantido na estrutura curricular atual.

At.te,

Arthur Santos Silva

Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Civil

FAENG/UFMS